Os 10 monumentos arquitetônicos mais incríveis do Brasil

Quando arquitetura e a arte se misturam, o resultado são verdadeiras obras primas. E o Brasil está recheado delas. Modernas ou históricas, elas embelezam as paisagens do nosso país e se tornam parada obrigatória de qualquer passeio turístico. Separamos os 10 monumentos arquitetônicos brasileiros que você não pode deixar de conhecer!

1 – Theatro da Paz

Localizado em Belém, no Pará, foi fundado em 15 de fevereiro de 1878. Funciona até hoje, recebendo grandes espetáculos e é das mais importantes construções de todo o Estado.

Theatro da Paz

2 – Palácio do Planalto

Projetado pelo gênio da arquitetura, Oscar Niemayer, é onde funciona o gabinete do Presidente da República. Foi um dos primeiros prédios a ser construído na capital brasileira, Brasília.

Palacio do Planalto

3 – Museu Oscar Niemayer

Também chamado de “Museu do Olho” ou ainda o “Olho de Niemeyer”, fica em Curitiba. Apesar da aparência de olho, o próprio Niemeyer afirmou que o projeto representava um pinheiro, um dos símbolos da capital paranaense.

Museu Oscar Niemayer

4 – Estação Cabo Branco

É difícil falar dos mais importantes monumentos arquitetônicos brasileiros e não falar de Oscar Niemeyer, já citado nos tópicos anteriores. Mais um de seus impressionantes projetos, a Estação Cabo Branco fica em João Pessoa, na Paraíba, e é um centro de ciências, cultura e artes.

Estacao Cabo Branco

5 – Ópera de Arame

Um dos mais belos pontos turísticos de Curitiba, a Ópera de Arame foi projetada pelo arquiteto Domingos Bongestabs, e é toda feita de estruturas tubulares e policarbonato transparente.

opera de Arame

6 – Arcos da Lapa

Construído para levar água ao Rio de Janeiro, o Aqueduto Carioca, também conhecido com Arcos da Lapa, é considerada a maior obra arquitetônica do período colonial brasileiro.

Arcos da Lapa

7 – Catedral da Sé

As igrejas sempre encantam pela sua estrutura, mas poucas no Brasil são tão incríveis quanto a Catedral da Sé, em São Paulo. A igreja foi construída no estilo neogótico, com duas grandes colunas laterais.

Catedral da Se

8 – Mercado Público de Porto Alegre

Fundado em 1869, o Mercado Público foi projetado por Frederico Heydtmann, no estilo neo-clássico. A estrutura gigantesca abriga dezenas de comércios, alguns deles há mais de 100 anos no local.

Mercado Publico

9 – Prédio da Alfândega

Prédio histórico de 1711, é parada obrigatória em Recife. Um dos prédios mais antigos de Pernambuco, é considerado o prédio “retrato” da memória urbana da cidade.

Predio da Alfandega

10 – Elevador Lacerda

Um dos pontos turístico mais famosos de Bahia, o Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Foi inaugurado em 1873 e, na época, era o maior do mundo.

Elevador Lacerda

Fonte: site.sca.com.br