Cromoterapia e a escolha das cores no ambiente

Existem inúmeras maneiras de conciliar o ambiente onde vivemos com o bem-estar físico, mental e até da nossa saúde. Já falamos aqui sobre os benefícios do Feng Shui e agora você vai entender sobre a cromoterapia e as escolhas das cores nos ambientes.

A cromoterapia foi criada há muito tempo, estudos indicam que essa técnica começou a ser aplicada em 2800 a.C pela cultura grega, chinesa, egípcia e indiana no tratamento de doenças.

É possível ver a aplicação da cromoterapia até os dias de hoje nos hospitais ao redor do mundo, inclusive esta técnica foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como umas das terapias complementares mais importante e eficaz.

O tratamento com a cromoterapia acontece por meio das cores, arquitetando o equilíbrio e a harmonia do ambiente com a pessoa, beneficiando a nossa saúde mental, física e até mesmo as nossas emoções.

Nesta técnica, cada cor exerce uma função diferente e atua em uma área específica, desta forma elas podem restabelecer e energizar tudo aquilo que não está equilibrado no corpo humano.

A cromoterapia é fundamentada nas cores do arco-íris, que são o amarelo, azul, laranja, lilás, rosa, verde e vermelho. Cada uma delas têm um tipo de vibração energética, ou seja, seus efeitos são diferentes ao se propagarem pelo ambiente.

Diferente do que muita gente pensa, não é só a visão que absorve as energias transmitidas pelas cores, mas sim todo o nosso organismo. Por isso, cada ambiente de sua casa, cada roupa que você veste e até aquele feixe de luz que passa entre a janela do seu quarto, transmitem boas vibrações para a sua vida.

Separamos os significados das cores e os benefícios que elas trazem de acordo com a cromoterapia. Veja abaixo.

Amarelo – Este tom é responsável por benefícios à mente humana. Por ser uma cor viva, ela te ajuda a raciocinar muito melhor e até a perder pensamentos de obsessão. A cor está diretamente relacionada a inteligência e criatividade.

 Azul – A sua vida ganha mais serenidade e paciência com esta cor. Com o azul, seu corpo e mente ficam tranquilos. Você pode aplicar em seu quarto, por exemplo, já que é uma cor extremamente indicada em casos de estresse e insônia.

Laranja – Esta cor tem o poder restaurador em sua vida, ou seja, ela pode reestruturar suas emoções, te ajudando na recuperação desta área.

Lilás – A cor mais espiritual do arco-íris, ela é indicada em casos de desiquilíbrio emocional e até quando as pessoas deixam de acreditar em sua vida, planos, família, crenças religiosas e outras. O Lilás isola seu ambiente das más vibrações.

Rosa – Esta cor é responsável pelo amor, união e afeto. O rosa pode agir diretamente nas áreas de relacionamentos, seja pessoais ou profissionais.

Verde – Com muita calma e equilíbrio, o verde é capaz de auxiliar sua condição física e acabar com toda energia negativa que prejudica seu corpo e a sua alma. Esta é a única cor da cromoterapia que não possuí contraindicação.

Vermelho – Indicada para tratar o desânimo e até a depressão, o vermelho é intenso e capaz de estimular a qualquer um. O quarto não é um ambiente ideal para a aplicação desta cor, pois ela pode causar insônia.