Conheça os benefícios do quarto Montessoriano

Uma técnica com mais de um século de existência vem ganhando popularidade entre os arquitetos e os designers de interiores nos dias de hoje, é o método Montessoriano.

A chegada de uma criança transforma a vida de toda família, né?! São inúmeras mudanças, que vão desde os hábitos até a decoração de casa. Um ambiente ideal contribui para o crescimento saudável do bebê, e o principal lugar da casa para isso é o seu quarto.

Desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, a técnica estimula a autonomia e o desenvolvimento natural das crianças, sempre respeitando o ritmo de cada um. Esse método, que revolucionou a educação da época, propõe um quarto que permita a circulação e a exploração dos pequenos de forma eficaz e segura.

Agora que você conhece o conceito do quarto Montessoriano, vamos dar algumas dicas para te ajudar a montar este ambiente em sua casa.

No estilo Montessoriano o berço é proibido, no lugar dele é preciso colocar um colchão no chão ou então um futon em cima de um estrado, dessa forma a criança pode se levantar e circular pelo ambiente quando quiser.

Mas pode ficar tranquilo, durante o sono do nenê, o indicado é proteger a cama com almofadas em sua volta.

Outra grande característica do quarto Montessoriano são as peças que contribuem para as experiências sensoriais das crianças, como barras, tapetes e espelhos. Esses itens precisam estar dispostos na altura dos pequenos, dessa forma eles passam a reconhecer todos os movimentos de seu corpo.

Todos os móveis do quarto Montessoriano também devem ter a altura das crianças, pois isso desperta a autonomia nelas, como na hora de pegar um brinquedo, por exemplo. Aplicando essa técnica, elas conseguem fazer isso sem a ajuda de um adulto e com muita segurança. O ideal neste ambiente é substituir os armários por nichos abertos.

O quarto Montessoriano também tem a intenção de despertar a criatividade dos pequenos, por isso, com uma decoração lúdica, crie um cantinho para leitura, desenho e estudos.

Sabemos que a infância passa rápido e que as crianças vão crescendo rapidamente, por isso é preciso substituir alguns itens e fazer algumas outras adaptações durante o desenvolvimento do pequeno.

Não existe uma regra e nem uma idade específica para as mudanças no quarto Montessoriano, quem indica as mudanças são as próprias crianças, por isso é essencial prestar atenção em cada detalhe de seu comportamento.