5 dicas para utilizar plantas na decoração

As plantas trazem inúmeros benefícios à sua vida, como a produção oxigênio, o aumento da umidificação do ambiente, absorção do dióxido de carbono e muitas outras vantagens à saúde. Além disso, as plantas são excelentes itens decorativos, que trazem mais vida e cores à sua casa, deixando tudo ainda mais bonito.

É preciso ter muito cuidado na hora de cultivar esse ser vivo, assim como os humanos, eles têm algumas necessidades indispensáveis para sua sobrevivência. Se você tem plantas em casa ou está cogitando a ideia de cultivá-las, está no lugar certo – vamos dar cinco dicas para utilizar plantas na decoração.

Vaso ideal

Em primeiro lugar, é importante escolher um vaso ideal para sua planta – como se fosse uma roupa. Dê preferência para aqueles onde sua plantinha tenha espaço suficiente para “respirar” e crescer saudavelmente, nada de aperto para elas.

Local

Você também precisa tomar bastante cuidado na hora de escolher um local para deixar seu vaso com a planta. Procure lugares onde tenha luz solar, ela é essencial para a vida de sua plantinha – porém é importante tomar cuidado, pois o sol não pode bater diretamente nela.

O local também deve ser bastante arejado e uma boa temperatura ambiente. O lugar mais indicado para deixa seu vaso com a plantinha é próximo a alguma janela, pois é ali que estão os principais elementos para o bom desenvolvimento das plantas.

Irrigação

Assim como para os seres humanos, a água é essencial na vida das plantas, por isso, a irrigação é fundamental no cuidado delas. Você deve controlar e verificar diariamente a situação da terra em seu vaso.

Use um recipiente em baixo do vaso para escoar a água, assim você evita o apodrecimento das raízes e o solo não fica encharcado.

Para saber se está na hora de irrigar sua planta novamente, coloque o dedo ou até mesmo um palito na terra em seu vaso, se ela se soltar, a irrigação pode acontecer outra vez.

Tire os excessos e as folhas doentes

Mesmo com todo o cuidado, pelo menos uma folha de sua planta será danificada pelas ações naturais durante o tempo. Use uma pequena tesoura de jardinagem para separá-las.

O tamanho das plantas também muda de acordo com o tempo, use a mesma tesoura para dar uma pequena podada e retire os excessos de folhas e galhos.

Adube

Outra medida importante para a longevidade da planta é o uso de adubos. Eles funcionam como alimentos para as plantas, pois contêm os nutrientes necessários para o seu crescimento saudável.

Adubos orgânicos são excelentes alternativas para o cuidado de suas plantas, eles concentram vários nutrientes naturais em sua composição. O húmus de minhoca também pode ser usado da adubagem, as plantas conseguem absorver todos os nutrientes desse tipo de adubo.